top of page

1938 - 1959

No ano de 1938, o sr. Gordon Fox Rule, neto de ingleses e ex-piloto da Royal Force britânica adquiriu a propriedade que hoje abriga a Chácara dos Ingleses. Gordon, cujo pai William Fox Rule, foi um dos fundadores do São Paulo Athletic Club - S.P.A.C, era um frequente jogador de críquete e golfe, contudo, apesar de toda a tradição que envolvia a sua família, decidiu se desligar do clube e buscar um novo espaço para praticar, iniciando com três buracos na chácara comprada de uma família de italianos.

 

Como ainda não havia estrada, era necessário contratar um barco para chegar no local. A presença de Gordon Fox Rule naquele pequeno distrito trouxe a modernidade, uma vez que ele foi um dos responsáveis pela chegada da energia elétrica no bairro dos Finco, fato que lhe rendeu uma homenagem. Após sua morte emprestou seu nome a uma das ruas do bairro.

 

A este tempo havia apenas uma construção na Chácara, uma pequena casa construída de pau a pique, situada ao centro do terreno, local onde as duas filhas do casal Gordon e Norma Rule, Karen e Suzi, puderam usufruir de toda a natureza que as circundavam. Nesta pequena casa posteriormente reformada, a família recebeu muitos amigos e a tradição das festas começou e foi continuada pelas meninas durante toda a adolescência e juventude.

 

As árvores mais antigas do terreno foram plantadas nesta época.

1938-1959
logo restilizado2022 final fontes sol_edited_edited.png

1960 - 1979

Durante os anos 1960, as meninas se tornaram jovens mulheres e, naturalmente, encontraram seus futuros maridos. A primeira a se casar foi Karen Marina Fox Rule que, seguindo os passos de seu pai, casou-se com Rodolfo Dietmar Korb, também filho de alemães. O recém casal habitualmente frequentava a chácara, porém, quando Karen esperava seu primeiro filho, em 1970, o sr. Gordon decidiu que era hora de construir uma nova casa, maior, para que houvesse espaço para toda a família. Desta forma, o charmoso Chalé de Madeira foi erguido.

 

Durante estes anos, a chácara era utilizada pela família como área de lazer. De seus gramados era possível assistir às disputadas corridas de lancha, uma grande sensação daquela época e os campeonatos de barcos à vela. Também destes gramados, a família presenciou uma grande seca na represa e o extremo descaso do governo do estado que permitiu que suas águas se tornassem terrivelmente poluídas. Este fato gerou muitos protestos, já que a cidade é um local de lazer para muitos turistas.

 

Também as primeiras filmagens de comerciais começaram a acontecer, como o lançamento do chiclete de caramelo, da Ping Pong, entre outros.

 

Pouco tempo depois, a família decidiu mudar-se definitivamente para o Chalé de Madeira e criar os filhos num ambiente mais saudável e com um ar mais puro, uma recomendação médica, já que o filho mais velho sofria com uma bronquite crônica.

 

A família Korb levou à frente a tradição festeira, muitos dos almoços de Natal e festas de Páscoa aconteciam nas dependências da chácara.

1960-1979
logo restilizado2022 final fontes sol_edited_edited.png

1980 - 1989

No início dos anos 1980, a casa principal já estava em construção, tomando três anos até sua conclusão.

 

Durante esta década, a tradição de cães de guarda se iniciou, inicialmente com um setter irlandês chamado Whisky e passando para cães da raça pastor alemão, somando cerca de trinta pastores alemães pretos ou capa preta nestes últimos 40 anos. Até mesmo uma arara azul, chamada de Frederico, viveu ali de maneira bastante livre.

 

Por ser um local de rara beleza muitas filmagens publicitárias foram filmadas em suas dependências, como o comercial das sandálias “Melissa”. A atriz Natália do Vale chegou a participar de um e até a Rede Globo realizava gravações eventualmente na chácara.

 

Durante os anos 1980, a poluição das águas atingiu seu índice máximo, e os protestos realizados, a partir de 1988 conseguiram a proibição para que não mais se despejassem águas provenientes do Tiete na represa. O processo de recuperação das águas foi iniciado.

 

No dia 10 de junho de 1987, aos 89 anos, o sr. Gordon Fox Rule faleceu, a propriedade passou a pertencer à sua primogênita Karen e, posteriormente, aos seus três filhos.

1980-1989
logo restilizado2022 final fontes sol_edited_edited.png

1990 - 1999

Com a chegada dos anos 1990 e da novela Pantanal, a moda sertaneja também atingiu a Chácara dos Ingleses. Partes do programa “Sergio Reis, Do Tamanho do Brasil”, do SBT, apresentado pelo cantor Sergio Reis começou a ser gravado no espaço. Embora supostamente fosse à beira das águas pantaneiras, a realidade é que estavam de frente para a represa Billings. Até os dias atuais ainda há quem bata às suas portas e pergunte se o cantor está por ali.

 

A chácara recebeu diversos artistas, que chegavam por ali, de carro, de helicóptero, de lancha. Nomes como Rosa e Rosinha, Chitãozinho e Chororó, Ivete Sangalo, Sandy e Junior, Padre Marcelo Rossi, Fat Family e diversos outros participaram das gravações.

 

Em um dos dias de gravação, três gerações da família de Chitãozinho e Chororó foram reunidas na sala do Chalé de Madeira. Uma multidão se formou nos portões da chácara querendo ver os artistas de perto. Até a polícia precisou ser chamada para conter a multidão.

 

Uma das árvores mais presentes na chácara é o Cambuci, que sempre rendia receitas deliciosas, desde a tradicional geleia feita pela d. Karen, até a cachaça, uma das favoritas de Sergio Reis.

1990-1999

Quem foi Gordon Fox Rule

Nascido em São Paulo, em 16 de agosto de 1898, Gordon Fox Rule teve uma infância boa e saudável como muitos outros filhos de ingleses da época. Nos anos 1900 iniciou seus estudos na Escola Anglo Brasileira, tendo sido enviado, em 1910, para a Boxhill Preparatory School, em Seafield, na Inglaterra onde permaneceu até 1914, sendo admitido na tradicional Eastbourne College pelos anos seguintes.

 

Com o início da Primeira Grande Guerra, apesar de ter um passaporte brasileiro, sentiu-se compelido a defender o país em que morava e em setembro de 1916 foi admitido na Royal Air Force. Pelos meses seguintes recebeu o treinamento militar, tanto físico como o aprendizado sobre a aeronave e como pilotar. No ano seguinte ele já estava em combate.

 

Gordon Fox Rule foi o único piloto (anglo) brasileiro a derrubar sete aviões inimigos na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e por isso é considerado o primeiro Ás brasileiro a lutar em uma Guerra Mundial e único Ás brasileiro da Primeira Guerra Mundial, precedendo os Senta Púa.

 

Em vida recebeu diversas condecorações de honra ao mérito dos governos Inglês, Francês, Belga, Norte Americano e Alemão.

 

Em 2019 foi reconhecido pelo Ministério da Aeronáutica Brasileira como “O Maior Ás Brasileiro da Guerra de 1914 – 1919” em uma homenagem póstuma com a condecoração de Honra ao Mérito Aeronáutico, no grau de cavaleiro (OMA) juntamente com o lançamento do livro com a história da sua vida e atuação em guerra.

 

O Sr. Gordon adquiriu a Chácara de imigrantes italianos que plantavam vinhas na região. Ele e sua esposa Norma, replantaram diversas das árvores que ainda se encontram no espaço transformando uma área castigada pelo plantio, num local arborizado e preservado de mata atlântica.

 

A casa matriz construída por ele ainda se encontra no espaço.

Gordon Fox Rule Livro

Primeiras imagens em vídeo da Chácara dos Ingleses, feitas nos anos 1940, pelo sr. Gordon Fox Rule

bottom of page